Home
Notícias
Dia Mundial da Saúde 2022

Dia Mundial da Saúde 2022

Como o tema "Nosso planeta, nossa saúde", a Organização Mundial de Saúde propõe a discussão entre saúde e maio ambiente como indissociáveis

Nessa quinta-feira, 07 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde 2022, que nesse ano busca refletir sobre a relação intrínseca entre saúde e conservação do meio ambiente. Aliás, cabe ressaltar, que a própria concepção de saúde para a Organização Mundial de Saúde (OMS) não se limita a ausência de enfermidades, mas é compreendida como o estado de bem-estar físico, psíquico e social dos indivíduos.

Nesse sentido, nada mais oportuno que a discussão encaminhada se relacione diretamente a uma das questões que mais tem impactado sobre a saúde e bem-estar da população mundial: o meio ambiente. São muitos os efeitos que já podem ser sentidos por todos frente as mudanças climáticas, que são resultados diretos da degradação ambiental, e os impactos desse cenários incidem diretamente sobre a saúde da população.

Malária, dengue, desnutrição, fome e desastres naturais, são alguns dos muitos problemas que a humanidade deve enfrentar com mais frequência, caso os governos internacionais não coloquem em prática políticas ambientais sérias com urgência.

“A chamada tripla crise planetária - mudança climática, perda de biodiversidade e poluição - está afetando a saúde de todas as pessoas e do nosso planeta. Esses efeitos são amplificados por deficiências na infraestrutura e nos sistemas de saúde para prevenir doenças e responder efetivamente a crises, desastres e emergências”, afirmou a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, em um evento online de alto nível intitulado “Nosso planeta, nossa saúde”, que contou com mais de 400 participantes.

Saiba mais sobre as formulações da OMS para saúde e o meio ambiente AQUI.