Home
Notícias
CEPIDU realiza atividades no Outubro Rosa

CEPIDU realiza atividades no Outubro Rosa

Palestras e debates marcaram a data na Instituição e jogaram luz sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama

O Centro de Educação Profissional Irmã Dulce (Cepidu) realizou nos dias 18, 19 e 20 de outubro atividades de conscientização quanto ao diagnóstico e a prevenção ao câncer de mama. Foram realizadas palestras seguidas de debates com professores e estudantes da Instituição.

No dia 18, o tema foi Câncer de mama, conduzida por Ana Maria Rodrigues e Mileny Silva Rodrigues. No dia 19, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir Denise Gonzaga Machado e Anna Eugênia Godinho, na atividade Câncer de Mama: Prevenção que salva vidas. Já no dia 20, Kaline Santos do Nascimento, Amanda Rodrigues Soares Ribeiro e Alex César Barnabé de Araújo, conduziram a palestra Câncer do Colo de Útero.

Para a diretora do Cepidu, Enilsa, Vicente, essas atividades são importantes não apenas para a formação profissional dos estudantes da Instituição, mas também para seus crescimentos pessoais e humanos, bem como para as suas conscientizações pessoais para os risco da doença.

“Esse tipo de ação é imprescindível, principalmente em uma escola de saúde, como é o caso do Cepidu. Os números do câncer de mama, bem como os de morte em decorrência da doença, se encontram em índices alarmantes em nosso país. Esse ano é ainda mais fundamental a discussão sobre o tema, uma vez que nos últimos anos, com a pandemia, muitos exames deixaram de serem realizados”, aponta a professora.

O Outubro Rosa

Com o tema Eu cuido da minha Saúde todos os dias. E você? O Outubro Rosa de 2022 tem como objetivo compartilhar informações e promover ações de conscientização quanto ao diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, tipo da doença que mais mata mulheres em todo o mundo e em todas as regiões brasileiras, com exceção da região Norte do país – na qual a principal incidência é o de colo de útero.

Este ano a campanha completa 14 anos no país, em um momento no qual as projeções são de 66.280 novos casos, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo os especialistas os riscos são aumentados justamente por falta de diagnóstico e tratamento precoce.

A mamografia é o principal exame para o diagnóstico da doença, sendo obrigatório e periódico para todas as mulheres a partir dos 50 anos. Entretanto, alguns especialista argumentam que a a partir dos 40 anos as mulheres devem fazê-lo anualmente, mas caso tenham histórico da doença na família, essa idade cai para 35.

Sintomas

Não há um único fator responsável pela doença. Especialistas explicam que o câncer de mama é resultado de fatores comportamentais; ambientais; questões reprodutivas e hormonais; e ainda genéticos e hereditários.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.