CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
 
Duração: 1800 HORAS
Modalidade: Presencial
EMENTA:

Disciplina: Anatomia e Fisiologia

Decodificar a linguagem técnica utilizada em anatomia e fisiologia humana

Conhecer a morfologia e fisiologia dos Sistemas e Órgãos

Entender a Organização Estrutural do Corpo Humana

Inter-relacionar a Anatomia e Fisiologia Humana com todas as outras sub-funções específicas em odontologia.

Atuar como agente educativo nas questões relativas ao corpo humano, seu funcionamento normal e patológico.

Reconhecer alterações anatomopatológicas e fisiológicas do corpo humano;

Facilitar a realização das técnicas específicas na realização do tratamento odontológico, coleta de exames, dados vitais entre outras.Carga Horária 60 horas

Disciplina: Prestação de Primeiros Socorros

Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente e mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento médico. Carga horária 40 horas

Disciplina: Biossegurança nas Ações de Saúde

Prevenir controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização das técnicas adequadas de transporte, armazenamento, descarte de fluídos e resíduos, assim como limpeza e/ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de proteger o paciente /cliente contra os riscos biológicos. Carga Horária 60 horas

Disciplina: Psicologia e Ética Aplicada a Enfermagem

Reconhecer como paradigmas, que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da área da Saúde: o ser humano integral,  os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população;

Correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área da Saúde;

Reconhecer, promover e priorizar o acesso das minorias étnicas e dos portadores de necessidades especiais à assistência em saúde;

Reconhecer os limites de sua atuação à luz das leis do exercício profissional e códigos de ética das categorias profissionais da área da Saúde

Cumprir e fazer cumprir a legislação sanitária dentro dos limites de sua atuação, como pessoa e como profissional; Carga Horária 40 horas.

Disciplina: Fundamentos de Enfermagem:

Enfermagem como prática social e do cuidado ao ser humano em todas as faixas etárias. A arte de cuidar do paciente e de assistir o processo de recuperação e/ou manutenção da saúde, assim como também na morte pacífica. Desenvolvimento de habilidades e aquisição de destrezas. Inserção do aluno no ambiente hospitalar. Relação enfermeiro-paciente. Metodologia do atendimento em enfermagem - princípios norteadores e dinâmicos das ações de enfermagem. Sistemática do exame físico e da observação nos campos de prática. Carga Horária 100 horas

Disciplina: fundamentos de Enfermagem: Estágio Supervisionado Carga Horária 100 horas

Momento de vivenciar na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula, acontece em instituição hospitalar sob a supervisão direta de um enfermeiro.

Atividades Realizadas fora da Escola

Seminários: OS seminários e palestras para a comunidade serão organizados pelos alunos sob a orientação dos professores com o objetivo de orientar sobre a importância e o cuidado com a água , meio ambiente, destino adequado para o lixo entre outros temas de grande relevância para melhorar a qualidade de vida da população. Carga Horária 50 horas.

Campanhas:contribuirão para o desenvolvimento das bases tecnológicas responsáveis pela construção das competências e habilidades desejadas em todas as subfunções nas quais os esforços individuais e coletivos serão somados para a solução de problemas comuns como: semana de prevenção da dengue no ambiente escolar (educação para o autocuidado), semana de educação no trabalho e prevenção de acidentes (higiene e segurança no trabalho).

Visitas:Desafiados pelos professores, os alunos poderão analisar, observar, investigar e/ou avaliar situações e atividades que contribuirão para o desenvolvimento das bases tecnológicas responsáveis pela construção das competências e habilidades desejadas em todas as subfunções, como visita a bairros periféricos para observação da situação de saneamento básico.

Módulo Dois: Qualificação em Auxiliar de Enfermagem

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Tratamento Clínico:

Assistência de Enfermagem ao Cliente adulto em situações de internação hospitalar com problemas respiratórios, gastrintestinais, cardíacos, renais, hepáticos, neurológicos, endócrino-metabólicos e hematológicos. Assistência Perioperatória de Enfermagem ao cliente adulto. Processo de Enfermagem e suas Interfaces. Admissão e Alta do Paciente a nível hospitalar. Educação em Saúde dos Pacientes Internados. Admissão de Medicamentos por via oral e parenteral. Programas do Ministério da Saúde: Hipertensão Arterial, Diabetes e Saúde do Idoso. O adulto em situação de risco. Assistência de enfermagem ao adulto com doenças infecto-contagiosa. Assistência de Enfermagem nas Unidades de Emergências. Assistência de enfermagem no Centro de Tratamento Intensivo. Procedimentos de Enfermagem e o adulto em situação de risco.

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Tratamento Clínico: Estágio Supervisionado 60 horas

Assistência Perioperatória de Enfermagem ao cliente adulto, administração de medicamentos e cuidados de enfermagem nas diversas patologias Carga horária 60 horas.

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Tratamento Cirúrgico:

Assistência de enfermagem nos períodos pré e pós- operatório dos parelhos e sistemas, bem como prevenção das infecções hospitalares. Carga Horária 60 horas.

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Tratamento Cirúrgico: Estágio Supervisionado 50 horas

Compreendem os cuidados de enfermagem no período intra-operatório das diversas cirurgias, manuseio de material estéril, limpeza, processamento e esterilização de materiais.

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Saúde Mental:

Enfermagem e reabilitação. Instituições totais. A pessoa ajustada e desajustada socialmente. O Homem em crise. Diagnóstico da situação. Problema de integração psicossocial. Direitos e Deveres do cidadão. Estigma social. Intervenções de Enfermagem. Avaliação da ajuda aos clientes. Situações humanas com dificuldade de integração psicossocial. Programa de trabalho. Relações interpessoais. Atividades e prescrição de enfermagem. Ajuda às pessoas e famílias. Carga Horária 60 horas

Disciplina: Assistência de enfermagem a Cliente Paciente em Saúde Mental:

Estágio Supervisionado 20 horas:

Vivenciar na prática os cuidados de enfermagem prestados à pessoa ajustada e desajustada socialmente. O Homem em crise. Diagnóstico da situação. Problema de integração psicossocial. Direitos e Deveres do cidadão. Estigma social. Intervenções de Enfermagem. Avaliação da ajuda aos clientes.
 

Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente: 150 horas:

O contexto social brasileiro e sua relação com o processo de saúde-doença e de morbi-mortalidade da criança e do adolescente. Cuidados de enfermagem no cenário de internação pediátrica gravidez normal e patológica, assistência ao recém nascido Assistência de enfermagem e interação da criança com a família. Diretrizes governamentais e programas municipais de atendimento a família e a criança nas diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento. A mulher na sociedade contemporânea. Cuidados de enfermagem em unidades de saúde (ambulatorial e hospitalar), tendo em vista a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal e o recém-nascido. As diretrizes de governo e os programas regionais de atendimento à mulher.

Disciplina: Assistência de enfermagem na saúde da mulher, criança e do adolescente:

Estágio Supervisionado 120 horas

Assistência de enfermagem no pré-natal gravidez e parto, a criança recém - nascida, patologias mais comum na infância e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.

Disciplina: Assistência de enfermagem em Saúde Coletiva: 60 horas

História Natural da doença e níveis de prevenção. Saneamento básico. Vigilância Sanitária, Epidemiológica. Sistema Único de Saúde. Programas de Atenção Básica. Educação em Saúde. Epidemiologia. Pesquisa Epidemiológica.

Disciplina: Assistência de enfermagem em Saúde Coletiva: Estágio supervisionado 20 horas 60 horas;

Assistência de enfermagem nos diversos programas de saúde pública, vacinação da criança, acompanhamento das doenças crônicas degenerativas, e Doenças sexualmente transmissíveis.

Módulo Três: Habilitação em Técnico em Enfermagem

Disciplina: Assistência de enfermagem em Urgência e Emergência: 100 horas:

Assistência de enfermagem nos procedimentos de urgência e emergência.

Assistência de enfermagem nos procedimentos de urgência e emergência.

Assistência de enfermagem nos procedimentos de urgência e emergência.

Disciplina: Assistência de enfermagem em Urgência e Emergência

Estágio supervisionado 100 horas

Assistência de enfermagem nos procedimentos de urgência e emergência.

Disciplina: Assistência de enfermagem em pacientes graves UTI: 100 horas:

È atenção às necessidades básicas de pacientes em qualquer faixa etária que estejam grave ou agonizante os cuidados são prestados nas unidades de internação e especialmente em unidades de terapia intensiva UTI.

Disciplina: Assistência de enfermagem em pacientes graves UTI: Estágio Supervisionado 100 horas:

È atenção às necessidades básicas de pacientes em qualquer faixa etária que estejam graves ou agonizantes os cuidados são prestados nas unidades de internação e especialmente em unidades de terapia intensiva UTI.

Disciplina: Processo de Trabalho em Enfermagem: 80 horas

A aplicação do processo de enfermagem em unidades hospitalares de baixa, média e alta complexidade. Filosofia, Estrutura Organizacional e Metodologia do planejamento em instituições de saúde. Recrutamento, seleção, Admissão, formas de gestão do trabalho e do conhecimento organizacional e institucional. Qualificação e capacitação de pessoal com ênfase no Código de Ética Profissional. Liderança e gerenciamento na enfermagem. Relação trabalho e saúde. A mulher, o trabalho de enfermagem e a sociedade. Mercado de trabalho. O poder disciplinar no espaço hospitalar. O trabalho interdisciplinar em saúde.

DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho de conclusão de Curso: Carga Horária 80 hora
O Problema de pesquisa. Determinação do tema-problema da monografia. Levantamento de bibliografia. Objeto, delimitação e relevância do  estudo. Justificativa. Questões a investigar. Objetivos. Contribuição do estudo. Aspectos teóricos e metodológicos do estudo. Contextualização e desenvolvimento. Análise e interpretação dos achados. Conclusão. Relatório final.


ÁREA DE ATUAÇÃO:

O técnico em Enfermagem poderá atuar na assistência primária, secundária ou terciária sob a supervisão do enfermeiro, nas seguintes atividades:

a)  Apoio ao diagnóstico (preparação e acompanhamento de exames diagnósticos);

b) Proteção e prevenção (promoção da biossegurança nas ações de enfermagem e assistência em saúde coletiva);

c) Recuperação e reabilitação (assistência a clientes/pacientes em tratamento cirúrgico, assistência em saúde mental, assistência em situação de urgênciaemergência, assistência à criança, ao adolescente e à mulher, assistência a paciente em estado grave);

d) Gestão em saúde (organização do processo de trabalho em saúde e em enfermagem) sob a supervisão do enfermeiro.



TODOS OS CURSOS
 
ÁREA DO ALUNO
   
Usuário:
Senha:
   
Esqueci minha senha



Newsletter Receba por e-mail as novidades, calendario e data dos eventos do CEPIDU por e-mail.
Nome Email: