Curso - CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Voltar

 O técnico em radiologia é responsável pela formação de imagem diagnóstica com radiação.  Apesar da atuação na área de saúde ser mais conhecida, por causa da realização de radiografias, o campo profissional oferece outras possibilidades.  Uma delas é a radiologia industrial, que consiste na esterilização dos alimentos por meio da irradiação. No Brasil, esta técnica está começando a ser usada na indústria automobilística, o técnico faz o raio-x de peças para identificação de defeitos.  Procedimento denominado métodos de ensaios não destrutivos

PRIMEIRO MÓDULO: BÁSICO NA ÁREA DE SAÚDE

COMPONENTES CURRICULARES

 

HIGIENE E PROFILAXIA- SEMINÁRIOS: 50 HORAS

Os seminários e palestras para a comunidade serão organizados pelos alunos sob a orientação dosprofessores com o objetivo de orientar sobre a importância e o cuidado com a água , meio ambiente,destino adequado para o lixo entre outros temas de grande relevância para melhorar a qualidade de vidada população.

PRESTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS: 40 HORAS

Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente e mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento médico.

 BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA 100 HORAS

Prevenir controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização das técnicas adequadas de transporte,armazenamento, descarte de fluídos e resíduos, assim como limpeza e/ou desinfecção de ambientes eequipamentos, no intuito de proteger o paciente /cliente contra os riscos biológicos.

Conhecer os princípios ativos dos produtos químicos e preparo das soluções, conhecer o gerenciamentodo descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos , químicos e radioativos, selecionar alternativade radioproteção para pacientes, acompanhantes e profissionais da área, conhecer e interpretar asnormas de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério da Saúde e daVigilância Sanitária, conhecer e identificar símbolos, códigos, sinais e terminologias específicas daradioproteção.

FÍSICA DAS RADIAÇÕES: 50 HORAS

Conhecer sobre a Potência de dez e notação científica, princípios de atomística, radiação ionizantes e nãoionizantes, processo de produção de radiação X atenuação de um feixe de raio X radiação característica,desintegração nuclear, atividade atômica

 ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: 60 HORAS

Identificar e relacionar as características constitucionais, forma, cor, localização, situação exposição comenfoque anátomo funcional. Os sistemas selecionados serão enfatizados de acordo com os objetivos daEnfermagem, oferecendo meios para desenvolver o raciocínio sobre constituição e  função do corpohumano relacionado com as disciplinas afins. A Fisiologia Humana para o curso de Enfermagem temcomo objetivo o estudo das características e mecanismos de funcionamento do corpo humano que o tornaum ser vivo. Através do conhecimento básico de: Neurofisiologia Sistemas Sensoriais. Sistemas Motores.Sistemas Neurovegetativos. Sistema Circulatório. Fisiologia Cardíaca. Fisiologia da Circulação Periférica.Fisiologia Respiratória. Fisiologia Renal. Fisiologia do Sistema Digestivo. Fisiologia Endócrina. Fisiologiada Reprodução Feminina e Masculina.

PSICOLOGIA E ÉTICA APLICADA A RADIOLOGIA: 40 HORAS

Conceito, objeto e método da psicologia da educação. As áreas de interesse da psicologia da educação, o aluno e o professor. Teorias da aprendizagem, relação entre pessoas, trabalho em equipe. Fundamentoséticos filosóficos. O comportamento ético. O conceito ético e as situações de vida e morte relacionados àsaúde. Códigos de ética Da radiologia Estudo de situações éticas e modo de ação. Legislação do ensinoe do exercício da radiologia.

NOÇÕES BÁSICAS DE ENFERMAGEM: 60 HORAS

Identificar os protocolos de preparação prévia para tratamento em saúde bucal, reconhecendo  a importância do preparo psicológico do cliente/paciente para a realização de tratamento odontológico,Identificando  os cuidados e restrições que envolvem a preparação para os diferentes procedimentos.

SEGUNDO MÓDULO

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOLOGIA: 50 HORAS

Administração de serviços de radiodiagnóstico; Legislação CNEN, ministério da saúde e vigilânciasanitária;  Legislação trabalhista; Legislação de exercício profissional:lei nº 7.394/85 e decreto nº 92.790/86; Recursos de informática e técnicas de arquivamento utilizados no serviço de radiodiagnóstico;Código de defesa do consumidor; Formas de relação de trabalho na área . Rotinas de procedimentos emradiodiagnóstico; Controle de qualidade em radiodiagnóstico. Visão holística da saúde: conceitos desaúde e doença, história natural das doenças, níveis de assistência à saúde, necessidades humanasbásicas e necessidades de saúde, saúde e cidadania. Vigilância à saúde.  Saúde ambiental. Carta dosdireitos do paciente, proposta no manual da comissão conjunta de acreditação de hospitais para aAmérica latina e caribe. Políticas de saúde.  Sus - sistema único de saúde. Negociação para o trabalho emequipe na área de saúde: processos de negociação no trabalho.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS: 50 HORAS

Equipamentos utilizados no serviço de radiodiagnóstico, processamento de imagens, ajuustes para aqualidade de imagem Equipamentos utilizados no processamento de imagens. Composição de filmes eécrans: relações entre ambos; funções dos écrans.

Procedimentos técnicos em câmara escura e câmara clara.

ELEMENTOS DE RADIOLOGIA PROCESSAMENTO MANUAL E AUTOMÁTICO DE CONTROLE DEQUALIDADE APLICADO A IMAGENS: 80 HORAS

Processamento digital de imagens: ajustes para a qualidade das imagens; Equipamentos utilizados noprocessamento de imagens digitais; Técnicas de trabalho na produção de imagens digitais; Protocolos deoperação de equipamentos de aquisição de imagem; Bases físicas que fundamentam o radiodiagnósticoProcedimentos técnicos em câmera escura e câmera clara Descobrimento dos Raios-x; RadioatividadeNatural e seus efeitos Casal Curie e suas descobertas; Aplicação dos Raios-x no Diagnóstico; Aplicaçãodos Raios-x na Terapia; Evolução histórica do processamento de filmes; Radiologia no Brasil (Pioneiro nodiagnostico e as primeiras radiografias); Propriedades dos Raios-X; Tipos de Transformadores; Geraçãode Raios (Anódio e Catódio); Ponto de foco real e linear; KV (Kilovoltagem) e MA (Miliamperagem);Divergência dos feixes; Conceito de Radiação dispersa; Radiação secundaria; Tipos de Grades;Químicos(Revelador e fixador); Métodos de armazenamento de películas radiológicas.

TÉCNICAS DE INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICA l: 80 HORAS

(Posicionamento de membros inferiores e superiores, KV, Mas, Planos, cortes e linha do corpo)

Protocolos de posicionamento para exames de radiodiagnostico. Patologia aplicada: principais processospatológicos associados aos sistemas orgânicos. Mamografia: indicações, contra-indicações eprocedimentos técnicos. Rotinas para a realização de exames radiológicos de membros superiores,inferiores, de tórax e abdome, da coluna vertebral. Do crânio e face. Procedimentos radiográficos especializados: técnica radiológica em urografia excretora, uretrocistografia, transita intestinal, enema opaco, dacricistografia, sialografia, colangiografia. Procedimentos radiográficos em Pediatria. Biofísica aplicada ao radiodiagnóstico. Procedimentos relativos à movimentação, conforme e transporte depacientes. Radiologia em emergência e trauma.

ANATOMIA RADIOLÓGICA E PATOLOGIA RADIOLÓGICA CONVENCIONAL: 80 HORAS

Conceito;Tórax; Abdome; Membros Superiores; Úmero e cintura escapular; Membros Inferiores Coluna Cervical e Torácica; Coluna Lombar, Sacro e Cóccix; Fêmur e Cintura Pélvica; Caixa Torácica, Externo e costelas; Crânio e ossos do Crânio; Seios paranasais, mastóides e Ossos Temporais.

INGLÊS INSTRUMENTAL APLICADO A RADIOLOGIA (COMANDOS DOS APARELHOS): 30 HORAS

Conhecimento do vocabulário. Tradução indutiva; leitura e escrita.

TERCEIRO MÓDULO

 FARMACOLOGIA E: EXAMES CONTRASTADOS: 80 HORAS

Meios de contraste utilizados em Radiodiagnostico por imagem.Técnicas de administração de meios de contraste pelas diversas vias. Fisiopatologia das reações alérgicas. Princípios de higiene e Profilaxia. Contrastes com utilização de bário e iodo

Níveis de osmolaridade. Finalidade do exame Esofagograma; Características do Enema Baritado; Aspectos anatômico e fisiológico do exame da Vesícula Biliar; Tipos de exames de Urografia Excretora; Características fundamentais da Uretrocistografia; Abrangências da Colangiografia e do exame de Cistograma. Possíveis reações anafiláticas do uso de contrastes. Recursos obrigatórios para uso de contrastes. Responsabilidades técnicas na administração de contrastes.

TÉCNICAS DE  INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS II (COLUNA, TRONCO E CRÂNIO): 100HORAS

Posicionamento de exames no tórax; Pontos de reparos no abdome; Posicionamento de exames de coluna cervical e torácica; Aplicações de exames na coluna lombar, sacro e cóccix; Pontos de reparos na caixa torácica, externo e costelas; Posicionamento de crânio; Posicionamento de ossos do crânio e face; Exames de seios paranasais; Posicionamento de mastóides; Sistema gastrintestinal alto e baixo; Vesícula e ductos biliares; Sistema urinário, principais exames.

MAMOGRAFIA: 50 HORAS

Câncer: Conceito; Câncer de Mama – características fundamentais. Mama: Definição; Anatomia Básica e Radiológica; Enfermidades básicas. Mamografia: Conceito; Estatísticas de incidências da doença; Indicação da Mamografia; Padrão de Qualidade. Física: Aparelhagem; Produção de Raios-X. Posicionamento Radiológico: Posicionamento da Mama; Terminologia e Abreviações. 

 RADIOLOGIA VETERINÁRIA: 20 HORAS

Introdução ao raios-x veterinário; Aparelhos, acessórios e equipamentos; Técnicas simples e contrastadas; Substâncias de contrastes; Posições radiográficas; Raios-x de caninos, felinos e eqüinos; Exames de ultra-sonografia;

 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: 60 HORAS

Tomógrafos Lineares; Terminologia usada em Tomografia; Trajetórias de tubo em Tomógrafos: ·Lineares; TC - Elíptica; TC - Circular; TC - Hipocicloidal; TC - Espiral. Tomógrafos Unidirecionais (Lineares); Tomógrafos Multidirecionais; Características do Fulcro; Determinação e Centralização do Plano Focal; Anatomia Seccional do Cérebro, Tórax, Abdome e Pelve; Procedimentos Tomográficos da CT do Crânio; Vantagens da CT em relação ao Raios-X Convencional; Scanners de Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Geração;

Características principais Scanners Helicoidais;

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: 30 HORAS

Princípios Físicos; Comparação com Radiografia; Componentes do Equipamento; Considerações de Segurança; Posicionamento e Seleção de Bobina; Parâmetros Imagem; Relaxamento T1 e T2; Momento Spin.

 DENSITOMETRIA ÓSSEA: 30 HORAS

Introdução e história da densitometria óssea; Composição óssea; Indicações clínicas e contra indicações; Principais métodos, técnicas e equipamentos; Abosometria por raios-x com energia dupla; Seleção do sitio e do método; Posicionamento para densitometria óssea;

METODOLOGIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 30 HORAS

Conhecer as características de um artigo cientifico; Enumerar os passos para elaboração de um projeto de pesquisa; Relacionar passos para formulação do problema; Conhecer as formas citações bibliográficas.

Hospitais, clínicas e centros de imagens da rede pública e privada, indústrias automobilísticas,alimentares, entre outras. Especialização O técnico em radiologia tem várias possibilidades de cursos deaperfeiçoamento: tomografia, mamografia, ressonância, hemodinâmica, medicina nuclear, radioterapia,desintometria e radiologia industrial.

1560 HORAS

 

Pré-matrícula